Arquivo da Categoria: Cursos de Formação

CURSO DE FORMAÇÃO PARA NOVOS DIRIGENTES E QUADROS DE SINDICATOS E ORGANIZAÇOES LABORAIS, NO AMBITO DO DIÁLOGO SOCIAL

CURSO DE FORMAÇÃO PARA NOVOS DIRIGENTES E QUADROS DE SINDICATOS E ORGANIZAÇOES LABORAIS, NO AMBITO DO DIÁLOGO SOCIAL

Módulo Final

 

(Certificado pelo ISCET)

Portugal, Porto 13, 14, 15 e 16 Dez 2012

Com a Colaboração do: Com o Apoio Financeiro da:

 INFORME BREVE

Com a organização da FIDESTRA – Associação P/Formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores, colaboração do EZA e apoio financeiro da Comissão Europeia, realizou-se no Porto, nos dias 13, 14, 15 e 16 de Dezembro de 2012, o Seminário/Curso de Formação Para Novos Dirigentes e Quadros de Sindicatos e Organizações Laborais, no Âmbito do Dialogo Social. O curso teve participantes de Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Bulgária e Polónia. Este módulo formativo foi o primeiro para muitos participantes e conclusivo para outros. A coordenação pedagógica foi do ISCET- Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, tendo sido atribuído Certificados de Participação e de Conclusão do Curso.

Anexo: report last course – FIDESTRA

Agradecimentos Finais

 

Coube ao Dr. Fernando Moura e Silva as palavras finais de encerramento do Curso.

Num discurso marcante, o Presidente da Fidestra lembrou que os conhecimentos adquiridos durante o Curso serão ainda mais valorizados se aplicados.

Disse ainda que este é o segundo de mais Cursos que certamente se realizarão no âmbito do Diálogo Social Europeu, esperando que os formandos deste possam participar nos próximos. 

Entrega de Diplomas aos Formandos

 

Seguiu-se a entrega dos diplomas aos Formandos.

Na foto, uma das melhores alunas do Curso que obteve a aprovação de Muito Bom: Caterina Galante vinda de Itália.

Em breve colocaremos um video com a entrega dos diplomas a todos os formandos que obtiveram aprovação no Curso.

No decurso da próxima semana, estarão também disponíveis as fotos individuais nos links de cada um dos Formandos.

Base – Fut apoia publicamente o Curso

Chegou-nos recentemente uma comunicação de um Centro Parceiro da Fidestra e do EZA  – a Base  Fut – apoiando publicamente a realização do Curso. Deixamos as palavras do responsável da Base – Fut Ricardo Martins:

Boas tardes a todos,

Serve este singelo e-mail para agradecer a toda a equipa do EZA e da Fidestra (em especial aos seus elementos mais novos e não menos trabalhadores – Mariana e Nuno) a oportunidade de partilhar convosco a experiência impar de um curso para jovens dirigentes. Desde já as minhas desculpas por não me ter despedido convenientemente de todos.

Pelo que me foi dado a observar está, e terá estou certo, a cumprir com os ambiciosos objectivos propostos. Na linha da nova dinâmica implementada com a Conferência de Jovens do EZA realizada em Outubro passado e da criação da PYW – Plataforma de Jovens Trabalhadores, este curso (já na sua 2ª edição) claramente põe em relevo a importância que os jovens têm não só para o futuro mas igualmente para o presente.

Estou certo de que foi até ao fim uma experiência rica, dentro e fora da sala de trabalho pois as conversas tidas de copo na mão e fora de horas, e passe os mais que prováveis sorrisos surgidos entre os presentes, estas não deixam de ser essenciais para um cada vez maior intercâmbio e trabalho conjunto entre as diversas organizações presentes.

Para terminar deixo apenas uma boa continuação de trabalho, pois este não termina com o fim do curso.

Ricardo Martins

Prof. Fernando Brás de Mateus deixa as suas conclusões

Num cenário previdente e orientado para o futuro a FIDESTRA proporcionou-nos esta acção formativa muito vocacionada para estes jovens.

Antes de mais começo por manifestar a convicção de que este tipo de acções formativas, integradas num organismo deste tipo são fundamentais para o funcionamento das empresas que se encontram posicionadas em mais do que um país do espaço europeu.

Ao longo da próxima década estima-se que venha a aumentar o número de postos de trabalho.

A oferta de competências influencia a tendência para o aumento do nível de qualificação exigido.

Novas competências para Novos empregos: antecipar e adequar as necessidades do mercado de trabalho e as competências, à luz da crise actual, necessidade de reforçar o capital humano e a empregabilidade, aumentado o nível das competências, adequa-las melhor à natureza dos novos empregos que vão sendo criados.

Veja mais no Link do formando e aproveitamos para solicitar a cada um dos participantes as suas contribuições

Apresentação dos Resultados

Após a Reunião do Conselho de Avaliação do Curso, foram apresentados os resultados do mesmo, não sem antes se ouvir a opinião individual de cada um dos participantes, assim como, das suas expectativas quanto à oportunidade da aprendizagem e a aplicabilidade dos conteúdos e conhecimentos adquiridos no âmbito das suas esferas de intervenção.

Para além do Júri e do Coordenador, usou da palavra o Presidente da Fidestra, Fernando Moura e Silva, para mostrar o regozijo da organização pela forma como decorreram os trabalhos.