Arquivo da Categoria: Fidestra Júnior

III Youth Conference “Young workers participation – young European generation on the labor market, in trade unions and education”

III Youth Conference

“Young workers participation – young European generation on the labor market, in trade unions and education”

 17-20 Novembro 2011

No mês de Novembro de 2011 deslocaram-se a capital da Polónia cerca de 20 organizações para participar na III Youth Conference e eleger o novo Core Group da plataforma de jovens do EZA.

Em representação da Fidestra estiveram Mariana Moura e Silva e Nuno Silva.

Os eleitos para o novo Core Group foram:

Pilar 1 – Sindicatos

Rasita Martisiene, LDF, Lituânia

Bjorn van Heusden, WOW-Europe

Pilar 2 – Organizações Sociais e Culturais de Trabalhadores

Kaja Sorg, ETOK, EE

Fausta Tinari, EFAL-MCL, I

Pilar 3 – Organizações Sociais e Politicas de Trabalhadores

Mariana Moura e Silva, Fidestra, PT

Beatriz Cazurro Burgos, CST, ESP

Pilar 4 – Institutos de Formação para Trabalhadores

Marta Jedrych, Nowy Staw, PL

Dinu Todoran, IFES, RO

Nuno Silva

22 de Novembro de 2011

Curso para Jovens Lideres Sindicais – “Os valores no trabalho e na actividade sindical”

Curso para Jovens Lideres Sindicais

Nasutów, Varsóvia 9-15 Outubro de 2011

“Os valores no trabalho e na actividade sindical”

Realizou-se no passado mês de Outubro um curso para jovens líderes, no qual, ao longo dos vários dias, se discutiram os valores no trabalho e na actividade sindical.

Destacou-se a participação dos sindicatos ao longo da história e na evolução da política na Polónia.

Salientou-se ainda, que uma sociedade pressupõe uma hierarquia de valores. São estes valores, comuns a cada indivíduo, que nos ajudam e ensinam a interagir em comunidade. Contudo quando algum deles é desrespeitado ou simplesmente difere do comungado pela sociedade ou grupo em questão, entramos numa situação de conflito de valores, que poderá ter consequências nefastas, podendo provocar, mesmo, uma crise de valores. Neste âmbito, a mediação de conflitos assume um importante papel, demonstram-nos diferentes formas de resolução dos mesmos.

 Em suma, quando os valores desaparecem, as pessoas passam a agir segundo os seus instintos e a instituição sociedade desaparece.

Participação

Mariana Moura e Silva

Mariana Martins

Vítor Vicente

Francisco Ramos

Nuno Silva

3º Curso de Formação para Novos Dirigentes e Quadros de Sindicatos e Organizações de Trabalhadores no Âmbito do Dialogo Social Europeu

Com realização em Madrid de 9 a15 de Maio de 2011 o 3º Curso  para a formação de Novos Dirigentes Associativos, foi organizado pela USO – União Sindical Obreira e pela Universidade San Pablo CEU, teve o apoio financeiro da União Europeia e colaboração do EZA, com participação de jovens oriundos de diferentes países Europeus, tendo estado presente os representantes da Fidestra Júnior,  Mariana Moura, Mariana Valente, Francisco Alves e Nuno Silva.

O Curso constituído por um conjunto de módulos formativos teve como primeiro objetivo fomentar as capacidades dos participantes e transmitir conhecimentos em diferentes áreas, entre as quais; o direito, o emprego, a economia,  a educação, a organização,  estando sempre presente os âmbito social e sindical.

O mundo de hoje encontra-se confrontado com vários problemas que necessitam de soluções  imediatas e com eficaz resolução.  Problemas estes, que foram abordados ao longo do curso. Questões “como surgiu a crise”,” Como devemos reagir a ela”, “o que podemos fazer, o que devia ter sido feito”, “de onde vimos para saber para onde queremos ir”, “consequências no sistema laboral, fiscal, financeiro, e da situação social internacional”, entre muitas outras estas foram abordadas e respondidas de forma clara, objetiva e pertinente. Foram discutidos temas, para os quais fomos alertados para a sua importância, e que são de dimensão internacional.

A Consciencialização para os problemas e a preocupação em encontrar caminhos de retorno para o crescimento e desenvolvimento, deve ser tarefa de todos, principio base transmitido ao longo do curso.

Depois desta semana estamos mais preparados para fazer face aos problemas que o dia-a-dia nos traz, melhor apetrechados para  responder com mais eficiência e rapidez aos desafios de uma sociedade em constantes mutações e tantas injustiças sociais.

Não mudamos o que vemos mas  sim a forma de o ver.

Incitaram-nos a ser, e acreditamos, que hoje estamos mais perto de deixarmos de ser seguidores para sermos rompedores.

Estamos mais aptos para dar força às organizações e lutar por uma Europa social.

A organização do Curso pela USO e a coordenação e orientação formativa a cargo da Universidade Pública de San Pablo CEU,e foi por todos considerada de excelente.