3º Curso de Formação para Novos Dirigentes e Quadros de Sindicatos e Organizações de Trabalhadores no Âmbito do Dialogo Social Europeu

Com realização em Madrid de 9 a15 de Maio de 2011 o 3º Curso  para a formação de Novos Dirigentes Associativos, foi organizado pela USO – União Sindical Obreira e pela Universidade San Pablo CEU, teve o apoio financeiro da União Europeia e colaboração do EZA, com participação de jovens oriundos de diferentes países Europeus, tendo estado presente os representantes da Fidestra Júnior,  Mariana Moura, Mariana Valente, Francisco Alves e Nuno Silva.

O Curso constituído por um conjunto de módulos formativos teve como primeiro objetivo fomentar as capacidades dos participantes e transmitir conhecimentos em diferentes áreas, entre as quais; o direito, o emprego, a economia,  a educação, a organização,  estando sempre presente os âmbito social e sindical.

O mundo de hoje encontra-se confrontado com vários problemas que necessitam de soluções  imediatas e com eficaz resolução.  Problemas estes, que foram abordados ao longo do curso. Questões “como surgiu a crise”,” Como devemos reagir a ela”, “o que podemos fazer, o que devia ter sido feito”, “de onde vimos para saber para onde queremos ir”, “consequências no sistema laboral, fiscal, financeiro, e da situação social internacional”, entre muitas outras estas foram abordadas e respondidas de forma clara, objetiva e pertinente. Foram discutidos temas, para os quais fomos alertados para a sua importância, e que são de dimensão internacional.

A Consciencialização para os problemas e a preocupação em encontrar caminhos de retorno para o crescimento e desenvolvimento, deve ser tarefa de todos, principio base transmitido ao longo do curso.

Depois desta semana estamos mais preparados para fazer face aos problemas que o dia-a-dia nos traz, melhor apetrechados para  responder com mais eficiência e rapidez aos desafios de uma sociedade em constantes mutações e tantas injustiças sociais.

Não mudamos o que vemos mas  sim a forma de o ver.

Incitaram-nos a ser, e acreditamos, que hoje estamos mais perto de deixarmos de ser seguidores para sermos rompedores.

Estamos mais aptos para dar força às organizações e lutar por uma Europa social.

A organização do Curso pela USO e a coordenação e orientação formativa a cargo da Universidade Pública de San Pablo CEU,e foi por todos considerada de excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *