Migrantes na Europa

Escrito por Vítor Silva ligado . Publicado em Migração

migracao

A migração é um tema difícil de abordar em tempos de crise e de desemprego elevado.

A questão é abordada negativamente na comunicação social porque os migrantes servem de bode expiatório para os problemas; porque as políticas de migração na Europa nem sempre têm funcionado da melhor forma; ou simplesmente porque as boas notícias e as histórias positivas não têm acesso fácil à comunicação social nos dias de hoje.

Contudo, não se pode negar que a migração pode ajudar a diversificar as sociedades, enriquecendo-as e conferindo-lhes maior vigor. Os migrantes dinamizam a economia, impulsionam o empreendedorismo, trazem novas ideias e, além disso, geram emprego.

Ao contrário daquilo que se pensa habitualmente, os migrantes legais não roubam os empregos aos trabalhadores locais nem provocam descidas nos salários. Apesar de uma taxa de desemprego globalmente elevada na UE, os migrantes ajudam a colmatar lacunas ao nível da mão-de-obra e das competências, em alguns setores da economia.

Na Europa, onde atualmente a população em idade ativa está a diminuir, os migrantes também contribuem para a resolução destes problemas demográficos.

Ao disponibilizarem mão-de-obra e competências que não são fáceis de encontrar na Europa, ao trabalharem, ao ganharem e gastarem dinheiro e ao pagarem impostos, ao criarem empresas e emprego, ao utilizarem serviços e comprarem produtos que outros agentes económicos oferecem, os migrantes estão a contribuir para impulsionar a economia europeia.

Download from BIGTheme.net free full premium templates