O Hotel Real Marina Olhão recebe, entre esta sexta-feira e domingo, o seminário internacional subordinado ao tema “Trabalhadores desprotegidos são pessoas vulneráveis: o papel das organizações de trabalhadores e da sociedade na humanização do trabalho na agricultura”.

A organização está a cargo da FIDESTRA – Associação para a Formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores, com o apoio do EZA e patrocínio da Comissão Europeia.

O encontro, online e presencial, conta com mais de 50 participantes e palestrantes oriundos de Itália, França, Bulgária, Espanha, Lituânia, Albânia, Alemanha, Portugal e Ucrânia.

O evento tem grandes objetivos conhecer as medidas tomadas a nível nacional e europeu para fazer face a esta dramática situação, laboral, económica e social; articular, entre os participantes, estratégias de atuação, capazes de minimizar a exploração laboral e a exclusão social já existente e previsível para os próximos anos, se nenhuma medida for tomada e perceber o papel da informação (comunicação social) no combate ao trabalho desumanizado.

Este seminário internacional conta com a participação da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, Algarve SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – Algarve, ACM – Alto Comissariado para as Migrações, Gabinete de Inserção Profissional Imigrante.

Participam também diversas organizações sindicais europeias, instituições universitárias,  Universidade Abat Oliba CEU Barcelona Espanha, bem como com membros da PYW – Plataforma Internacional de Juventude, da  PICM – Plataforma Internacional de Cooperação e Migrações e do próprio co presidente, italiano, do EZA –  Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores, Piergiorgio Sciacqua.